III) Canais


Explicação do Livro (Bussines Model Generation)

           Nesta parte denominada Canais se descreve como uma empresa se comunica e atinge o seu Segmentos de clientes para entregar uma proposta de valor . Os Canais de distribuição, comunicação e vendas estabelecem o contato da empresa com os clientes.São pontos de contato com os clientes que desempenham um papel importante na experiência do cliente.

Os Canais têm várias funções, elas são:
• Apresentação aos clientes sobre uma companha de produtos e serviços.
• Ajudar os clientes a avaliar Proposição de valor da empresa.
• Permitir que os clientes comprem produtos e serviços específicos.
• Entregar uma proposta de valor para os clientes.
• Oferecer um suporte Pós-venda ao cliente.


Perguntas Chaves
Que canais preferem nosso segmento de mercado

Como estabelecer contato como os clientes?
Como é a integração de nossos canais? Quais funcionam melhor?
Quais são os mais eficientes x custos? 

Como se integram ao dia a dia de nossos clientes?

Os canais tem cinco fases distintas. Cada canal pode cobrir algumas outodas essas fases. Podemos diferenciar entre os canais diretos e indiretos, assim como canais próprios e Canais parceiros.

Encontrar a combinação certa de canais para satisfazer de como os 
clientes querem ser abordados é crucial em trazer uma proposta de valor para o mercado. Uma organização pode escolher entre chegar ao seus clientes através de seus Canais próprios, através de canais de parceiros, ou através de uma mistura de ambos.  


Canais diretos próprios podem ser, uma loja em casa ou um site.
Canais indiretos, podem ser lojas próprias ou operados por uma organização. 
Canais parceiros são indiretos e abrangem  uma ampla gama de opções, tais como distribuição completa, varejo, ou algum parceiro proprietário de sítios. 


Utilizando canais parceiros obtemos margens menores, mas eles  permitem expandir uma organização e reduz o custo operativo. Canais de próprios têm margens mais altas, mas podem demandar  Um custo muito elevado para instalar e operar o lugar. O truque é encontrar o equilíbrio entre os diferentes tipos de Canais, integrá-losde forma de criar uma grande experiência ao cliente.




Fases de Canais.
1. Conscientização
Como podemos aumentar a conscientização (saber que existimos)
sobre a nossa Empresa produtos e serviços?
2. Avaliação
Como podemos ajudar os clientes a avaliar a nossa proposta de Valor
da organização?
3. Compra
Como podemos permitir que os clientes específicos comprem
produtos e serviços?
4. Entrega
Como é que vamos entregar o produtos aos clientes?
5. Pós-venda
Como é que oferecemos um apoio pós venda a nossos clientes?

11 comentários:

  1. Conteúdo de ótimo valor, altamente explicativo e claro obrigado pela ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom, estão de parabéns

    ResponderExcluir
  3. Muito didático seu modo de apresentar! Está sendo muito útil!

    Grata

    ResponderExcluir
  4. O conteúdo é muito bom, mas eu gostaria de mais exemplos em canais. Parabéns pelo blogue!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo empenho! Didático e funcional.

    ResponderExcluir
  6. Muito BOM me ajudou bastante, Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. ÓTIMO CONTEÚDO, POIS A EXPLICAÇÃO OFERECE EXEMPLO PARA DIVERSOS SEGUIMENTOS. GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  8. Uso muito este blog nas minhas atividades como docente. Linguagem acessível e ótimos exemplos. Parabéns.

    ResponderExcluir