sábado, 7 de abril de 2012

Mapa da Empatia


CONSTRUINDO NOSSO MODELO DE NEGOCIO A PARTIR DA VISÃO DO CLIENTE.


O QUE É EMPATIA 
                                                                                                          By César J. Fois

Definição
Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa
imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
Ou simplesmente colocar-se no lugar do outro.


O QUE É O MAPA DA EMPATIA

é uma ferramenta idônea para obter um profundo CONHECIMENTO
DO CLIENTE o que representa uma vantagem competitiva essencial
nas organizações.



Como Aplicar o Mapa.

- Primeiro temos que identificar os segmentos de clientes que vamos a focar. agrupar de forma tradicional demograficamente e escolher os mais importantes ou lucrativos.

 - Escolher três perfis potenciais de dos segmentos de clientes e selecionar um deles para realizar nosso primeiro exercício do mapa da empatia.

-  Dar ao perfil de cliente selecionado  um nome e as características demográficas tais como estado civil, ingressos, idade, sexo, etc.



Agora com ajuda de “post it” vamos a responder as diferentes perguntas, 
baseado no perfil de cliente escolhido.

q  ¿Que vê nosso cliente?
q   ¿Que pensa?
q   ¿Que sente?
q   ¿Que fala?
q   ¿Que faz?
q   ¿Que escuta?
q   ¿Que desafios enfrenta?
q   ¿Quais são suas fortalezas?




O que ele vê ?
q    Como é seu entorno?
q    Quem são os seus amigos?
q    Qual é a oferta que recebe?
q    Que tipo de problemas ele encontra?


ESCUTA

Que escuta?
q  Quais são as áreas que influencia 
     no seu entorno?
q  O que seus amigos dizem? Seu parceiro/a?
q  Quem realmente o influencia e como?
q  Quais os canais de mídia 
     os influenciam?



PENSA E SENTE

Que pensa e sente?
q  Identificar o que considera 
     realmente importante.
q  Ima­gine as emo­ções do usuário.
     O que o move.
q  Conhecer suas expectativas,
     sonhos e aspirações.
q   Predizer suas emoções.


FALA E FAZ

Fala e Faz?
q   Qual é seu comportamento e 
      reação em público?
q   Que comenta no seu entorno?
q   Identificar  algum fator diferencial
     entre o que diz e o que realmente
     pensa ou sente?




FRAQUEZAS

Quais são suas fraquezas?
q   Que desafio enfrenta?
q   Quais são suas maiores 
      frustrações?
q   Que obstáculo enfrenta para
      conseguir seus objetivos?
q   Que riscos teme assumir?





GANHOS

Quais são seus Ganhos ou Fortalezas
 q   Que logro quer conseguir o atingir?
    q   Como mede o sucesso?
    q   Que estratégia utiliza para 
          conseguir seus objetivos?


Considerações.

Uma vez realizado o análises temos um sólido conhecimento
do cliente, seu entorno, preocupações, comportamentos, 
expetativas e decisões.
Isto permitira abrir novos caminhos para a criatividade, 
inovação e novas oportunidades de negócios.


Por ultimo é mais importante VALIDE todas suas suposições com clientes reais.

Baixe uma apresentação sobre o Mapa Da Empatia
na pagina de Downloads. Clique Aqui.

Ferramenta online colaborativa para realizar o mapa da empatia. Clique aqui.


5 comentários:

  1. excelente oportunidade para avaliar novos negócios, como solução de problemas de negócios existentes.

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  2. Rolou uma atualização no mapa da empatia. Confiram aqui: https://analistamodelosdenegocios.com.br/mapa-de-empatia-o-que-e/

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  3. Pra mim isso é uma perda de tempo..Não uso essas tecnicas idiotas e vendo bastante...

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  4. É de suma importância conhecer seus clientes e potenciais clientes , analisando todos os pontos em que podemos melhorar , aprimorar , diversificar e ajudar seus e futuros clientes , aplicando métodos e ferramentas visando obter om sucesso de sua empresa e ao mesmo tempo oferecer opções de maior desempenho e receitas a todos os clientes na sua área de atuação.

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  5. A empatia na verdade é o que a Biblia diz :Amar o proximo como assim mesmo:

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